atelier literário

aCOMPANHAMENTO INDIVIDUAL PARA ESCRITORES

956F1061-FAAB-4540-8AFD-507158485205.JPG

O Atelier Literário é voltado a escritores iniciantes que quiserem receber um acompanhamento sensível em seus processos criativos. Em cada encontro trabalhamos em cima do texto autoral, trazendo perguntas, aprofundando a percepção estética, rítmica, sonora etc, do autor, com eventuais exercícios que potencializam estes recursos.

Os encontros são individuais, em plataforma online, com duração média de 50 min. A periodicidade ocorre de acordo com o ritmo e desejo do autor.

Valores propostos: 

Encontro avulso - R$ 90,00

Pacote de 4 encontros - R$ 288,00

*Vagas de bolsa para estudantes da rede pública

Um pouco da minha trajetória

Quando reflito no que me fez crescer como escritora, penso nas trocas que tive com os tantos artistas com quem cruzei o caminho. Desde a leitora ávida que fui na adolescência até o processo de construção do meu ofício. Em 2006, escrevi minha primeira compilação de poesia intitulada “primeiro uísque”. Tive a sorte de ter ao meu lado um grande poeta e irmão que me ofereceu, pela primeira vez, um generoso espelho, carregado de reflexões e perguntas sobre a minha escrita, que abriram consciência para as escolhas que eu poderia fazer.

Em 2011, concluí uma formação em dramaturgia, na qual encontrei também pessoas, que em formas muito singulares, refizeram as percepções estéticas que eu tinha. Com o teatro aprendi a importância da pausa e da porosidade de um texto para que o leitor possa preenchê-lo com sua própria mística, aprendi que uma palavra pode gerar mil cenários, e aprendi também que um cenário pode gerar mil palavras. 

Nas minhas formações nas terapias, meditação, aprendi a força da palavra também como ritual, energia, e disciplina. Tenho como mestre a querida Alba Lírio, na yoga da voz, que me ensina, a cada dia, sobre  a importância da escuta, da criação atmosférica, da essência, de uma composição.

 

Posso dizer que hoje entendo, principalmente, que a poesia habita a relação. Percebo quão foi e é importante beber de fontes diversas, com um estado fino de atenção, para sabermos a hora de expressar-nos e a hora de abandonar o que carregamos na direção do movimento. Tudo é fértil para a poesia. Basta tomar consciência dos recursos que temos e afilar a intuição.